quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cuidado com a Natureza


 Reflexão Shalom - IENS        Junho, 2011
                                  
CUIDADO COM A NATUREZA

                                  Introdução
 
O cuidado com a natureza hoje nos desafia a pensar e agir muito além da história humana no Gênesis - os humanos como mestres da criação, chamados a conquistar a terra. O 22º Capítulo Geral nos lembra que somos chamadas à solidariedade para com toda a criação. O Conselho Geral, no documento Momento Novo, página 6, diz que “fomos acordadas para um reconhecimento novo do nosso relacionamento com a criação de Deus,  muito mais profundo do que tivemos no passado.

   
Chamadas à oração
De Mechtild de Magdeburg, Uma mística alemã do século XIII:
  
O dia do meu acordar espiritual foi o dia em que eu vi, e sabia que via, - todas as coisas em Deus e Deus em todas as coisas. Tu me perguntas onde Deus está. E eu te direi. Não existe senhor em todo o mundo que esteja em todas as moradas ao mesmo tempo, exceto Deus. A pessoa verdadeiramente sábia se ajoelha aos pés de todas as criaturas e não teme a zombaria de outros.
 
Experiência
A recente combinação dos desastres ambientais que aconteceram no Japão com o terremoto, o tsunami e radiação do dano feito aos reatores nucleares do país obteve a atenção internacional e reuniu preces e apoio, mas também provocou medo sobre os efeitos do vazamento da radiação a longo prazo, sobre o resto do planeta. Enquanto esses medos são justificados, nós nos perguntamos – porque, tantas vezes, se usa um desastre como este para chamar atenção da nossa influência e nosso relacionamento com toda a criação da Terra.

De acordo com a website Webcoist, as nove preocupações ambientais mais críticas são: as rápidas mudanças climáticas, problemas de energia, aterro sanitário, água, produção de alimentos e fome, consumismo e sustentabilidade, o uso da terra, espécies em extinção e ecossistemas e saúde pública. (escala 9)
Exigirá uma combinação de desenvolvimentos tecnológicos e mudanças de estilo de vida para responder a esses problemas com sucesso. “E isso começa com a educação que é o décimo e talvez o mais importante desafio entre todos.” Estamos convencidas de que a educação é nossa resposta aos gritos da Criação, a expressão concreta da nossa solidariedade com o todo! (Chamado à Solidariedade.) Mas como podemos educar outros se não nos educarmos primeiro?

O que sabemos sobre mudança de clima e o que a provoca? O que podemos fazer sobre o fato de que 1 entre 5 pessoas não tem água potável? O que o desmatamento ou desenvolvimento diz sobre a existência do uso da terra? O que sabemos sobre a preservação do nosso ecossistema local e a diversidade das espécies ao nosso redor?

Respostas a estas perguntas serão diferentes, dependendo de onde vivemos na nossa comunidade internacional. Mas essa diferença é, em si, motivo para reflexão. “Diferentes em culturas, porém unidas na missão, tomamos decisões, levando em conta o bem comum.” (Chamado à Solidariedade)
Podemos responder a essas perguntas, não apenas para nós mesmas, mas para qualquer uma das nossas Irmãs na congregação e para os nossos irmãos e irmãs da nossa comunidade mundial? E temos plena consciência do efeito de muitos desses desafios ambientais sobre nossa comunidade Terra “fora a humana,” e a Terra em si?

Reflexão
A encarnação, que é a plenitude da criação, pode ser descrita como o maior ato de solidariedade - Deus se unindo à criação como parte da criação.(Documento Momento Novo p.13)

Como você experiencia Deus na criação no “não humano”, no urso, na abelha e na borboleta? Você pode acreditar que eles também são incondicionalmente amados pelo criador e que Deus é parte de toda criação tanto quanto Ele é parte de nós humanos?
A Solidariedade entre nós, com todos os povos e com toda criação é uma expressão autêntica do nosso chamado Evangélico do seguimento de Cristo. (Documento Momento Novo, p.11)

Como a solidariedade com todos os povos se relaciona com quaisquer respostas que você possa ter ou não ter para as questões ambientais na página anterior?

Precisamos decidir viver com senso de responsabilidade universal, identificando-nos com o todo da comunidade Terra, bem como com as nossas comunidades locais. Somos, ao mesmo tempo, cidadãos de nações diferentes e de um só mundo, no qual o local e o global se unem... O espírito da solidariedade humana e a responsabilidade com toda vida são fortalecidos quando vivemos, com reverência e respeito, o mistério do ser, da criatura, gratidão pelo dom da vida e humildade em relação ao espaço humano na natureza. (Preâmbulo da Carta da Terra)

O que “humildade em relação ao espaço humano na natureza” diz a você?

Ação
  • Releia as nove preocupações ambientais acima. Escolha um ou mais e eduque a si mesma e a outros um pouco mais sobre eles. Tente encontrar respostas, não apenas para a sua situação, mas também para o desafio visto por outra cultura ou país.
  • Tome algumas oportunidades para passar tempo com a criação de Deus, não humana. Tente ver “todas as coisas em Deus e Deus em todas as coisas.”
  • Descubra o efeito de muitos desses desafios ambientais na nossa comunidade-Terra,”fora o humano”, e na Terra em si, e encontre algumas maneiras de responder.

Oração Final
Enquanto respiramos o próprio ar que nos sustenta, lembramos, Senhor, o teu amor que nos dá vida. Enche-nos com tua compaixão pela Criação. Esvazia-nos da indiferença, do egoísmo, do medo e de todo pessimismo e hesitação. Sopra para dentro de nós a solidariedade com tudo e com todos que sofrem agora, e com as gerações futuras que sofrerão por causa da nossa irresponsabilidade ambiental. Impulsiona-nos para a ação de salvar nossa Terra e construir teu Reino sustentável. Amém. 
(Oração para o Bem Comum Ambiental)

                                                               Preparada por S. Jeanne Wingenter, MK Contato do
                                                               Escritório Internacional, Roma, Itália
                                                              Tradução: Ir. Tarcisia Schwade          

Texto enviado por Irmã Maria de Lourdes ( São Paulo) e Beth - IAM Capela Santa Clara ( S.J.R.Preto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário