segunda-feira, 13 de junho de 2011

13 de Junho - Dia de Santo Antonio


Monge português, Santo Antonio nasceu em Lisboa em 1195 e foi educado de acordo com os conceitos cristãos por sua família.
Em 1220 Antonio tornou-se Franciscano.Um ano depois seguiu em direção a Pádua (Itália) para encontrar São Francisco.Ficaram amigos e Francisco reconheceu nele um profundo conhecimento religioso.
Possui o dom da oratória,conhecia como ninguém a Bíblia e seus sermões impressionavam desde pessoas mais simples a intelectuais.
Em 1227 tornou-se responsável pela supervisão dos templos franciscanos e sua expansão. Naquela ocasião,sua fama já era muito grande.
Morreu em 1231 no convento Santa Clara,ao lado da igreja São Francisco.
Não existe nenhum fato particular em sua vida ou referência histórica sobre a fama de ser:"Bom Casamenteiro". Porém é certo que ele abençoava e ajudava os recém-casados.O que provavelmente acontecia era que Antonio pedia alimentos aos mais ricos da região para ajudar a vida do novo casal.
A crença de que Santo Antonio ajudava as solteiras a encontrarem um namorado foi difundida a partir do século XVIII.
O dia de sua festividade é 13 de Junho,quando os fiéis assistem a missa e esperam pelo pão bento que segundo a tradição,deve ser colocado junto aos mantimentos,para nunca faltar alimentos no Lar.

E viva Santo Antonio!!!

Texto enviado pela IAM de Monte Aprazível - SP
Capela Nossa Senhora Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário