segunda-feira, 14 de março de 2011

Significado do Cartaz da CF 2011

O cartaz da CF 2011 possui dois planos.

Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça,poluindo e degradando o ambiente,deixando o céu plúmbleo,intoxicado e acizentado.

A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada,influenciando no aparecimento de enchentes e no aumento do nível do mar,ações provocadas pelo ato errado do homem.

Em contraste a isso,vemos em primeiro plano uma mureta,onde em meio à devastação ainda existe vida.

Nela,um pequeno broto e um cipestre ( hera ),com usas raízes incrustadas,criando um microecossistema,ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. Sendo,portanto referência ao lema : " A criação geme em dores de parto." ( Rm 8,22 ).

Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos,de todos os seus "gritos de dor", a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe Esperança,representada pela Borboleta,que mesmo com vida curta,cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.
( Texto retirado da CF 2011 - Texto Base)

 O significado do cartaz da CF 2011 vem nos mostrar que ainda há Esperança para mudarmos esta situação em que  o nosso meio ambiente está.Situação que o ser humano mesmo provocou e que se continuar pode piorar.

Que cada um de nós,possamos voar alto como uma Borboleta e provocar no outro a metamorfose de transformação , e assim todos juntos, poderemos Sim ajudar nosso Planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário