sábado, 12 de março de 2011

Campanha da fraternidade

A Campanha da Fraternidade de 2011 trata o tema do aquecimento global e das mudanças climáticas. A considerar as catástrofes climáticas que estão assolando as populações, de forma cada vez mais intensa e em quantidade sempre crescente, a temática é totalmente justificável.
No entanto, é preciso dizer que a questão é cheia de polêmicas. A causa desse desequilíbrio climático é discutida pelos pesquisadores e basicamente existem dois grupos. Há os que entendem que o aquecimento global é originado de processos da própria natureza e os que afirmam que o planeta está apresentando aquecimento devido ás grandes quantidades de emissões de gases de efeito estufa, que aumentaram a partir do momento da industrialização de muitos países.
A solução deste problema nos meios especializados não parece ser fácil, e nem pretendemos resolvê – lo. Mas uma coisa é certeza, nossa experiência acredita que mudanças climáticas estão acontecendo e que já alteramos o planeta. E, considerando que o clima da Terra é resultado, da interação dos seres que o habitam, torna – se difícil negar que alterações, como as derrubadas de florestas, modificações nas águas marinhas e na atmosfera, que recebeu uma carga imensa de gases de efeitos estufa, não contribuam para mudanças climáticas que estamos vendo.
Neste sentido, a identificação das ações que mais emitem gases de efeito estufa é um passo importante para buscarmos alternativas que resultem em menores índices de emissões de gases efeito estufa, como pretendemos com o texto.
E que a palavra de Deus e a caminhada quaresmal rumo a Páscoa do Senhor Jesus Cristo possam nos despertar para o exercício do cuidado para com a vida do planeta que pede socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário