terça-feira, 6 de março de 2012

Noticias Missionárias - África/Nigéria

 Cerca de 100 milhões de nigerianos vivem com menos de um dólar por dia


Continua a aumentar a pobreza na Nigéria, onde quase cem milhões de pessoas vivem com menos de um dólar (0,75 euro) por dia. Os nigerianos que vivem em condições de pobreza absoluta, ou seja, que satisfazem apenas as necessidades básicas de alimentação, vestuário e moradia aumentaram 60,9% em 2010, com relação aos 54,7% de 2004.

Não obstante a economia do país esteja crescendo, aumenta também a pobreza, apesar de o país ser o principal produtor de petróleo do continente. Na Nigéria, a corrupção é muito comum e os políticos, ao invés de se concentrar no desenvolvimento de infra-estruturas e na criação de empregos para a população, dedicaram-se durante décadas a arrecadar dinheiro das exportações de petróleo, vendendo mais de 2 milhões de barris por dia.

Embora esteja no sétimo lugar no mundo em reservas de gás, que poderiam gerar eletricidade suficiente para uma cidade europeia de médio porte, mais da metade de seus 160 milhões de habitantes vivem sem luz, e o restante depende dos caros geradores alimentados a diesel, produto controlado por um pequeno grupo de importadores. Segundo dados da Agência Nacional de Estatística, o nordeste e o noroeste do país são as regiões mais pobres, enquanto o sudoeste, onde se encontra Lagos, registra índices de pobreza mais baixos.

FONTE: Agência Fides - 29/2/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário