terça-feira, 31 de maio de 2011

Segundo IBGE,crianças sustentam 132 mil lares

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que, em 2010, cerca de 800 mil crianças e jovens, entre 10 e 19 anos, eram responsáveis por domicílios particulares no País: 132.033 têm entre 10 e 14 anos e outros 661.153 de 15 a 19 anos. Diante da responsabilidade precoce, o coordenador do programa internacional para Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Renato Mendes, afirma que é preciso garantir o acesso a serviços de qualidade, proporcionar programas de complementação de renda e melhorar a educação. Para ele, o trabalho infantil é reflexo de fatores econômicos, culturais e educacionais. É importante destacar que, por lei, é vedado qualquer tipo de trabalho a quem tem menos de 16 anos, salvas situações excepcionais.
 

FONTE: Gazeta do Povo (PR) - 29/05/2011

Congresso da IAM na Polônia

Será dedicado ao beato João Paulo II o Congresso da Infância Missionária da Arquidiocese de Czestochowa que se realizará de 14 de junho no Santuário de Nossa Senhora do Santo Rosário em Myszków Mrzyglód, e terá como tema uma famosa expressão do Papa Woityla: "Não tenham medo de se tornarem santos".

Segundo informações enviadas à Agência Fides, participarão do Congresso todos os responsáveis das Pontifícias Obras Missionárias da Arquidiocese junto com o Diretor Diocesano, Pe. Jacek Gancarek. Estarão presentes vários grupos de jovens e crianças missionárias: o voluntariado missionário, os animadores, os grupos do Rosário, os grupos das POM de várias paróquias e escolas da Arquidiocese.

A Santa Missa de Ação de Graças pela beatificação de João Paulo II será presidida por Dom Stanislaw Nowak, Arcebispo de Czestochowa. A liturgia será animada pelo grupo musical Promyczki dobra ("Os raios de bondade"). Durante o Congresso será apresentada a catequese missionária sobre o tema "Com João Paulo II aprendemos a ser santos" e será aberta a mostra dedicada às missões da Igreja. Em vista do congresso, o jornal católico "Niedziela", em sua edição diocesana, preparou material dedicado à Infância Missionária com uma entrevista a Pe. Zbigniew que trabalha na Zâmbia, intitulado "As crianças da África estão sempre juntas".

FONTE: Agência Fides - 26/5/2011
 

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Desenhos para colorir - América







Desenhos para colorir - Ásia














Desenhos para colorir - África








Pai Nosso

domingo, 29 de maio de 2011

Querido Jesus

IAM de Pedro Leopoldo - MG


Nós do blog agradecemos o carinho das crianças e assessores da IAM de Pedro Leopoldo - MG e a Linda Mensagem....

Nossa Senhora de Akita - Um breve resumo de sua história


Em 28 de Junho de 1973 uma ferida em forma de cruz apareceu na palma da mão esquerda da irmã Agnes Katsuko Sasagawa.
A ferida sangrou,e causou muita dor.
No mesmo dia algumas da irmãs notaram gotas de sangue fluido da mão direita da imagem.
Em 06 de Julho a irmã Agnes, ouviu uma voz vinda da imagem,na capela onde ela estava rezando.
Nossa Senhora falou com a irmã Agnes e lhe deu  a primeira mensagem.
Em 03 de Agosto a irmã Agnes recebeu a segunda mensagem.
A ferida permaneceu até dia 29 de setembro.Quando desapareceu as irmãs perceberam que a estátua tinha começado a soar,especialmente na testa e pescoço.
Em 13 de outubro a irmã recebeu a terceira e ultima mensagem.
Dois anos depois,em 04 de janeiro de 1975 a Virgem começou a chorar,ela chorou 101 vezes de acordo com testemunho de mais de 500 cristãos - e não cristão.
Uma das mensagens mais impressionantes de Nossa Senhora de Akita ( que foi a terceira e última),nela a Santíssima Virgem afirmou:

"Se os homens não se arrependerem e não melhorarem,o Pai infligirá um terrível castigo para a humanidade.Será uma punição maior que o dilúvio,nunca visto antes.
Fogo cairá do céu e destruirá grande parte da humanidade,tanto os bons quantos os maus, nem poupando nem sequer fiéis.As únicas armas que restarão é o Sinal deixado pelo meu Filho.
Todos os dias recite as orações do Rosário." 


Nossa Senhora de Akita é a padroeira do Japão - país pertencente ao continente da Ásia.

Texto enviado pelo grupo da Ásia da IAM de Monte Aprazível - Eliana ,Gabriel,Júlio Cézar,Nathália,Pedro Henrique e Rafael.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

DEFICIÊNCIAS


"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco"
é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego"
é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo"
é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo"
é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico"
é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético"
é quem não consegue ser doce.
"Anão"
é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
"Miseráveis"
são todos que não conseguem falar com Deus.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Os Mandamentos da Criança Missionária









domingo, 22 de maio de 2011

Parabéns Canção Nova 7 anos de Sua Radio em São josé do rio preto

Nós do Blog da infancia missionária Parabenizamos Vocês da Radio CAnção nova pelo excelente trabalho que tem feito em são josé do rio preto Que Deus  com a intercessão de Nossa Senhora ilumine voces Sempre !!!!! Abraços,

Ano Eucarístico 2011-2012

EUCARISTIA: FONTE de VIDA
Presença permanente de Cristo em nosso meio, a Eucaristia é uma escola de fé e de amor
Eucaristia = vem da palavra grega Eucharistein, que significa “ação de Graças”.
- Sacramento da Igreja onde Jesus se faz presente sob as espécies de pão e de vinho, com seu corpo, sangue, alma e divindade.
- Instituído por Jesus na última ceia, é o memorial de sua morte e ressurreição, banquete pascal em que ele se dá em alimento.
Participar da eucaristia é participar da vitória de Jesus ressuscitado e da ceia pascal, do banquete sagrado, o pão vivo descido do céu para a vida do mundo. É adorar, nas espécies do pão e do vinho consagrados, aquele que o céu e a terra não podem conter, porque é o próprio Deus.
A fé na presença de Cristo apóia-se nas palavras pronunciadas por Cristo na última ceia, quando, tendo benzido e partido o pão, deu-o a seus discípulos dizendo: Tomai e comei, isto é o meu corpo.
Fez igualmente, tomando o cálice com o vinho: Bebei dele todos, pois este é o cálice do meu sangue que será derramado por vós para a remissão dos pecados (Mt 26, 26-29).
São Paulo (1 Cor 11, 17-31) fez-se o porta-voz desse fato e da tradição cristã primitiva a respeito da eucaristia.
Memorial da morte e ressurreição do Senhor
Memorial palavra que exprime realidade bem mais profunda que simples lembrança histórica. Significa que nesta celebração, o acontecimento torna-se novamente presente em toda a sua eficácia para os que o realizam na fé. Jesus escolheu exatamente este rito como sinal da nova páscoa, e para perpetuar a memória de sua passagem da morte para a ressurreição.
Na última ceia, oferece no pão o seu corpo: dado por vós, no vinho o seu sangue: derramado por vós e por todos, sem restrição...; e convida os apóstolos a repetir o seu gesto: Fazei isto em memória de mim (Lc 22, 19; 1 Cor 11, 24).
Fazer o quê? Repetir as palavras, os gestos e o rito, num mecanicismo e numa rotina sem fim? Não! Fazei isto tudo aquilo que Jesus fez durante a vida inteira, em gestos e palavras.
Fazei isto em memória de mim (Lc 22, 19) é um convite a fazer de nossas vidas uma ação de graças. Sede também vós eucaristia para vossos irmãos.
Vida para a Igreja
A eucaristia é o centro da vida da Igreja porque torna presente o sacrifício de Cristo na cruz e permite que dele participemos, ofertando-o com Cristo.
É vida para a Igreja que, à luz do exemplo de Cristo, realiza o lava-pés, servindo, despojando-se e doando-se, sobretudo aos mais necessitados de bens, justiça, amor e perdão.
Vida para a comunidade
Da comunhão de Deus com os que crêem é que nasce a comunidade, a assembléia cristã, que encontra, na participação do corpo e sangue de Cristo, o seu momento comunitário culminante. Por isso, a eucarisitia, além de ser banquete, convida os cristãos a viver a comunhão eucarística em uma comunidade, que age segundo o Seu exemplo.
Expressão de amor
Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os ao extremo (Jo 13, 1). A eucaristia é a expressão do infinito amor de Deus-Pai, que entrega seu Filho para nos salvar, e do Filho, que, obediente ao Pai, se imola por nós.
É esse amor que ressuscita, faz viver e transforma os discípulos em testemunhas da ressurreição e promotores da vida.
A Eucaristia hoje
A eucaristia tem a ver com a preocupação para que haja o necessário para todos até sobrar: 12 cestos cheios! Aos discípulos é dada a ordem: Fazei isto... Dai-lhes vós mesmos de comer.
Celebrar a Eucaristia hoje:
- é unir-nos ao sacrifício de Cristo, ofertando ao Pai a entrega de Cristo junto com as nossas alegria e dores.
- é olhar para Jesus de Nazaré, sua vida, seus gestos, suas atitudes e seus sentimentos, deixando-nos impregnar por eles, sobretudo por seu amor: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei (Jo 15, 17).
- é aprender a partilhar sempre os dons e os bens. É assumir a causa dos excluídos, atitude coerente com a prática de Jesus.
- é assumir o compromisso de derrubar as barreiras, construir comunhão.
- é renovar a fé, vivendo a Palavra que impulsiona à missão. É renovar a esperança no coração desesperançado. É renovar a caridade, sem a qual toda riqueza é vã.
A celebração eucarística é a celebração da nossa fé e da nossa esperança, que nos lança no seguimento de Jesus, no caminho de uma sociedade mais justa e mais fraterna.
Maria Helena Lemos Rateke

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Uma breve História dos 168 anos da IAM

Fundada em 19 de Maio de 1843,por Carlos Augusto Maria de Forbin Janson,a Obra da Santa Infância Missionária se espalhou pelo mundo.
A Obra da Santa Infância Missionária chegou ao Brasil no ano de 1858.Foi muito bem acolhida e produziu muitos frutos.Na celebração dos seus 150 anos de existência,houve um Encontro em Cali na Colômbia,realizado no mês de julho de 1993,e a partir daí,sua articulação ganhou novo impulso no país.
Os 20 assessores e as seis crianças brasileiras que participaram deste Encontro,iniciaram a reorganização da Infância e Adolescência Missionária.Neste trabalho,destacaram-se,sobretudo,as crianças,que deram um novo impulso de renascimento à Obra.
Em 1994 houve o Primeiro Encontro Nacional em São Paulo,e em 1996 o Segundo,em Vitória - Espírito Santo. Alguns participantes deste Encontro de Vitória foram convidados a fazer a Escola de Animadores Missionários - ESAM em Quito,no Equador e lá foi formada uma equipe de redação para os manuais que começaram a ser usados em todo o Brasil. Foram feitos três volumes: "Animando a IAM - nível I,II e III" sendo impressos aproximadamente 250.000 exemplares - juntando os três volumes. Também foi produzido o CD "Infância Missionária Canta".
A mesma equipe ficou com o encargo de repassar as ESAM nas várias regiões do país. Aqui adotou-se o nome de Encontro de Formação de Assessores da Infância e Adolescência Missionária - EFAIAM.
Desde 1997 até hoje foram realizados mais de 500 EFAIAMs em todo o território nacional.
Ainda hoje esta tem sido uma das principais ocupações do Secretário Nacional da IAM.
Mesmo quando o EFAIAM não tem assessoria do Secretário Nacional,as Pontifícias Obras Missionárias - POM enviam gratuitamente o material a ser utilizado pelos assessores em sua formação. O texto básico é o "Kit do Assessor",composto por cinco pequenos livretos.Todos os temas dos Encontros se encomntram em apresentações em Power Point,e disponibilizado em CD para os participantes que desejarem.
Em 2006,o padre Edson Assunção Santos Ribeiro assumiu a Secretaria Nacional,e coordenou a publicação do livro "Roteiros para assessores e coordenadores de grupos de crianças", com tiragem inicial de 10.000 cópias.
Está em fase final de produção o livro "Adolescentes sem Fronteiras", a ser usado pelos grupos de adolescentes.
No ultimo três anos começou-se a fazer Encontros com os coordenadores diocesanos da IAM,a fim de articular e fortalecer mai as coordenações nos diversos estados do Brasil.Tais Encontros têm tido muito boa aceitação.Os textos estudados são os documentos missionários da Igreja.
No dia 3 de Maio de 2010,a IAM do Brasil chorou pela perda física do padre Edson , que faleceu em um acidente de carro,mas,hoje se alegra por saber que ele olha por todos no céu.De forma interina,até o final de 2010 o padre André Luiz de Negreiros assumiu o Secretariado Nacional da IAM,já que era até então o Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagaçao da Fé e Juventude Missionária.
A partir de 2011,assumiu oficialmente a IAM,dando continuidade aos trabalhos encaminhados pelo saudoso padre Edson.
Atualmente existem no Brasil mais de 30.000 grupos de crianças e adolescentes da IAM.Embora o número pareça grande,ainda está bem longe de atingir metade das comunidades do Brasil,estimadas em mais de 100 mil. Oxalá em breve tenhamos pelo menos um grupo em cada comunidade.
"De todas as crianças e adolescêntes do mundo,sempre amigos".

Padre André Luiz de Negreiros - Secretário Nacional da Pontifíca Obra da Infância e Adolescência Missionária - IAM

Fonte: Revista - Missões - a missão no plural , ediçao de Maio 2011.