domingo, 22 de maio de 2011

Ano Eucarístico 2011-2012

EUCARISTIA: FONTE de VIDA
Presença permanente de Cristo em nosso meio, a Eucaristia é uma escola de fé e de amor
Eucaristia = vem da palavra grega Eucharistein, que significa “ação de Graças”.
- Sacramento da Igreja onde Jesus se faz presente sob as espécies de pão e de vinho, com seu corpo, sangue, alma e divindade.
- Instituído por Jesus na última ceia, é o memorial de sua morte e ressurreição, banquete pascal em que ele se dá em alimento.
Participar da eucaristia é participar da vitória de Jesus ressuscitado e da ceia pascal, do banquete sagrado, o pão vivo descido do céu para a vida do mundo. É adorar, nas espécies do pão e do vinho consagrados, aquele que o céu e a terra não podem conter, porque é o próprio Deus.
A fé na presença de Cristo apóia-se nas palavras pronunciadas por Cristo na última ceia, quando, tendo benzido e partido o pão, deu-o a seus discípulos dizendo: Tomai e comei, isto é o meu corpo.
Fez igualmente, tomando o cálice com o vinho: Bebei dele todos, pois este é o cálice do meu sangue que será derramado por vós para a remissão dos pecados (Mt 26, 26-29).
São Paulo (1 Cor 11, 17-31) fez-se o porta-voz desse fato e da tradição cristã primitiva a respeito da eucaristia.
Memorial da morte e ressurreição do Senhor
Memorial palavra que exprime realidade bem mais profunda que simples lembrança histórica. Significa que nesta celebração, o acontecimento torna-se novamente presente em toda a sua eficácia para os que o realizam na fé. Jesus escolheu exatamente este rito como sinal da nova páscoa, e para perpetuar a memória de sua passagem da morte para a ressurreição.
Na última ceia, oferece no pão o seu corpo: dado por vós, no vinho o seu sangue: derramado por vós e por todos, sem restrição...; e convida os apóstolos a repetir o seu gesto: Fazei isto em memória de mim (Lc 22, 19; 1 Cor 11, 24).
Fazer o quê? Repetir as palavras, os gestos e o rito, num mecanicismo e numa rotina sem fim? Não! Fazei isto tudo aquilo que Jesus fez durante a vida inteira, em gestos e palavras.
Fazei isto em memória de mim (Lc 22, 19) é um convite a fazer de nossas vidas uma ação de graças. Sede também vós eucaristia para vossos irmãos.
Vida para a Igreja
A eucaristia é o centro da vida da Igreja porque torna presente o sacrifício de Cristo na cruz e permite que dele participemos, ofertando-o com Cristo.
É vida para a Igreja que, à luz do exemplo de Cristo, realiza o lava-pés, servindo, despojando-se e doando-se, sobretudo aos mais necessitados de bens, justiça, amor e perdão.
Vida para a comunidade
Da comunhão de Deus com os que crêem é que nasce a comunidade, a assembléia cristã, que encontra, na participação do corpo e sangue de Cristo, o seu momento comunitário culminante. Por isso, a eucarisitia, além de ser banquete, convida os cristãos a viver a comunhão eucarística em uma comunidade, que age segundo o Seu exemplo.
Expressão de amor
Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os ao extremo (Jo 13, 1). A eucaristia é a expressão do infinito amor de Deus-Pai, que entrega seu Filho para nos salvar, e do Filho, que, obediente ao Pai, se imola por nós.
É esse amor que ressuscita, faz viver e transforma os discípulos em testemunhas da ressurreição e promotores da vida.
A Eucaristia hoje
A eucaristia tem a ver com a preocupação para que haja o necessário para todos até sobrar: 12 cestos cheios! Aos discípulos é dada a ordem: Fazei isto... Dai-lhes vós mesmos de comer.
Celebrar a Eucaristia hoje:
- é unir-nos ao sacrifício de Cristo, ofertando ao Pai a entrega de Cristo junto com as nossas alegria e dores.
- é olhar para Jesus de Nazaré, sua vida, seus gestos, suas atitudes e seus sentimentos, deixando-nos impregnar por eles, sobretudo por seu amor: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei (Jo 15, 17).
- é aprender a partilhar sempre os dons e os bens. É assumir a causa dos excluídos, atitude coerente com a prática de Jesus.
- é assumir o compromisso de derrubar as barreiras, construir comunhão.
- é renovar a fé, vivendo a Palavra que impulsiona à missão. É renovar a esperança no coração desesperançado. É renovar a caridade, sem a qual toda riqueza é vã.
A celebração eucarística é a celebração da nossa fé e da nossa esperança, que nos lança no seguimento de Jesus, no caminho de uma sociedade mais justa e mais fraterna.
Maria Helena Lemos Rateke

Nenhum comentário:

Postar um comentário