terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tesouro inesgotável - As invocações a Nossa Senhora

Vez que outra, em meu ministério pastoral, discorrendo sobre as maravilhas da devoção a Nossa Senhora e suas diferentes invocações, ouço a seguinte pergunta: “Mas Padre,quantas Nossas Senhoras existem?”
Com simpatia e afeto, eu respondo a meus simpáticos interlocutores que Nossa Senhora é uma só: Maria, a mãe de Jesus.
Explico também que, ao longo dos séculos, foram surgindo diferentes representações de Nossa Senhora. No início, a Igreja a representava como a Virgem Orante,com suas mãos levantadas em sinal de oração.Posteriormente Maria é a Mãe de Deus,sentada em um trono majestoso com o Menino Jesus em seus braços,apresentando-O à humanidade.
E depois, de acordo com a época e local, foram surgindo diferentes devoções a Nossa Senhora.
Algumas invocações expressam passagens da vida de Maria, como Nossa Senhora de Nazaré, Maria Menina, Nossa Senhora do Desterro - que recorda a fuga para o Egito – ou Nossa Senhora das Dores – que lembra os sofrimentos dela ao longo da vida, principalmente durante a Paixão de Cristo.
Há também formas de recorrer a Nossa Senhora de acordo com o local onde nasceu a sua devoção: Nossa Senhora Aparecida, no Brasil, Nossa Senhora de Coromoto,na Venezuela ou Nossa Senhora de Chestokova,na Polônia.
Outros títulos marianos nasceram a partir das aparições de Nossa Senhora em determinados locais: Fátima, em Portugal, Lourdes e Medalha Milagrosa, na França e Guadalupe, no México.
Os fiéis também invocam Maira nas várias circunstancias da vida em que precisam de socorro: Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Luz ou Nossa Senhora dos Remédios, por exemplo.
Por outro lado, a Ladainha Lauterana louva Maria com diversos títulos que exaltam as Suas virtudes: Virgem Purísswima,Rosa Mística,Torre de David,Causa da nossa Alegria,Arca da Aliança.porta do Céu,Estrela da Manhã,Saúde dos Enfermos...
Enfim, as invocações a Maria são tantas, que não cabem no exíguo espaço deste artigo.
Mas, apesar de tanta diversidade de títulos e devoções, Maria é uma só: a mãe de Deus e dos homens. Recorramos a Ela,sob qualquer patrocínio,pois sabemos que Ela esta sempre pronta para nos ajudar.

Texto: Pe.Lourenço Ferronato


Oração de Nossa Senhora de Guadalupe

Um comentário:

  1. O motivo de meu comentário é com relação à influência com que o preconceito ariano atinge até à fé! Vejam: A Santa Virgem frequentemente é venerada com imagens em que aparece com pele alva e olhos azuis. No entanto, em imagens antigas, dentre elas as duas pintadas pelo próprio São Lucas em madeira, apresentam a Virgem e o Menino Jesus como morenos em sua pele, olhos castanhos. São elas: NOSSA SENHORA CHESTOKOVA e NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO. A imagem original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é assim; mas, numa nova versão moderna, a face de Maria foi totalmente modificada: lábios carnudos e vermelhos, olhos azuis com pálpebras altas e sombrancelhas como que feitas em salão, pele clara; o Menino Jesus ganhou pele e olhos claros e cabelos mel para dourado, cacheados como de um anjo. Amigos queridos: acho isso uma pena, já que, pelo menos a de CHESTOKOVA haveria de ter sido pintado e aprovado pela própria!!! (obs.: tenho a pele clara, sou de descendência polonesa!)

    ResponderExcluir