quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Vocações


 A palavra vocação tem sua origem na língua latina, do verbo vocare, que pode ser traduzida por chamar. Assim a vocação é um chamado que alguém faz para um outrem. É interessante destacar que nesse processo de chamado, exige-se uma resposta, seja ela sim ou não.
Nessa linha a Igreja entende a teologia do chamado. Deus, Pai de todos os viventes, chama cada pessoa e espera a resposta de cada um. É ele que faz o convite: “Vem e segue-me”. E todos nós somos vocacionados, todo ser humano é chamado por primeiro a vida, a ser um defensor da vida. No entanto, cada um de nós é chamado a uma vocação específica: vocação sacerdotal, vocação religiosa, vocação leiga.
Na vocação sacerdotal, o homem é chamado por Deus a doar-se totalmente pelo Reino de Deus. Ao responder “sim” a esse convite divino, o homem deixará pai, mãe e irmãos em favor da comunidade a qual ele pastoreia. Assim o padre é alguém escolhido do meio do povo para estar à frente do povo de Deus, como sinal da presença divina.
Na vocação religiosa, tanto o homem e a mulher, são chamados também por Deus a doar-se em favor dos irmãos. E aqui nos lembramos de todas aquelas pessoas ligadas a uma ordem religiosa (franciscanos, agostinianos, combonianos, etc.) a quem popularmente conhecemos como frades, freis, freiras. Quando ligados a uma congregação religiosa, essas pessoas fazem os votos de castidade, pobreza e obediência.
A vocação leiga, a que fazemos parte, não é a menos importante, pois sem o “sim” de cada leigo de nossas comunidades, a Igreja não existiria. Por ser uma vocação abrangente, existem diversos modos de vivê-la, seja através do sacramento do matrimonio ou por meio de uma vida consagrada a vivencia do Evangelho.
Caro leitor, não importa qual vocação é sua, o mais essencial é que você dê o seu “sim” a Deus, Ele te chama. E como diz o ditado popular: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”.

Texto Enviado pelo Seminarista Rafael Dalben - São José do Rio Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário