sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O Presépio de Natal

O Présepio de Natal está presente em quase todos os lares cristãos durante a época do Natal e Ano Novo. O Presépio é uma montagem da cena de nascimento do Menino Jesus, onde estão presentes seus pais José e Maria, os três reis magos, e alguns animais. Como todos nós sabemos  Jesus nasceu num estábulo onde José e Maria que se encontravam em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, se abrigaram durante uma noite.
Por isso tornou-se costume em muitas culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natal. Os presépios variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real.
O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta de Greccio, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. Com o passar dos séculos o costume espalhou-se por todos os países cristãos.

As peças do presépio:

* Menino Jesus: É o filho de Deus. Foi o escolhido para ser o salvador do povo.
* Maria: É a mãe do filho de Deus. Do seu ventre, nasceu Jesus Cristo.
* José: É o pai adotivo do menino Jesus;
* Curral: É o local simblizado pelo presépio. Era onde se guardavam o gado, o curral. Por isso, no presépio, Jesus fica sobre as palhas, em uma manjedoura.
* Manjedoura: É um lugar de aconchego onde Jesus ficou quando nasceu.É como se fosse o berço de Jesus.
* O burro e o boi: Os animais representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu. “Jesus não nasceu em palácios, nem em lugares luxuosos, mas sim em meio aos animais”.
* Anjos: Os anjos anunciam a chegada do filho de Deus aos pastores. Eles sabem que nasceu o salvador
* Pastores: Os pastores são homens do campo, que simbolizam a simplicidade do povo, já que Deus acolhe todos, sem se importar com sua condição social
* Estrela: A estrela de Belém é aquela que se coloca no alto da árvore. Foi ela que guiou os três Reis Magos quando Jesus Cristo nasceu.
* Reis Magos: Os três Reis Magos – Melquior, Baltazar e Gaspar eram considerados sábios. Eles estavam no local onde Jesus nasceu. Eles vieram do Oriente conduzidos pela estrela. Chegaram à cidade de Belém, local de nascimento do menino Jesus, trazendo presentes: mirra, ouro e incenso. O padre explica que o ouro representava a realeza, a mirra era símbolo da paixão e o incenso significava a oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário