quinta-feira, 22 de março de 2012

IAM de Monte Aprazível faz depósito do Cofrinho Missionário

Olá amiguinhos.O mês de Março é o mês em que fazemos o depósito do cofrinho do nosso grupo.Todo o dinheiro que foi arrecadado durante o ano de 2011 foi depositado na conta das Pontifícias Obras Missionárias (POMs).                                     
Esse dinheiro foi fruto do sacrifício pessoal de cada criança,e estamos muito felizes pois nosso cofrinho surpreendeu até nos mesmos, pois juntamos R$ 620,00 e foi com grande alegria que depositamos esse dinheiro, pois sabemos que atráves das doações dos cofrinhos missionários é que as POMs  conseguem atingir o objetivo de ajudar as crianças do mundo.
 Fica aqui o convite para o grupinho de IAM que ainda não tem o cofrinho, que incentive as crianças a estarem fazendo essa doação em prol as outras crianças,vale lembrar que o cofrinho é uma maneira de realizar um dos compromissos que D. Carlos (fundador da IAM) pediu às crianças: “Façam uma doação em dinheiro uma vez por mês, que seja fruto do sacrifício de vocês para ajudar as crianças...”.
Assim, o cofrinho não pode deixar de existir no grupo da IAM. Pois através dele podemos ajudar na salvação das crianças do mundo.
No nosso grupinho essa doação é feita semanalmente, em cada encontro é passado o cofrinho,e a criança deposita aquilo que ela conseguiu economizar fazendo um sacrificio pessoal em prol de outras crianças que não tem a mesma oportunidade.
De moedinha em moedinha,conseguimos enviar uma ajuda para as outras crianças.
Mas nunca se esqueçam o mais importante não é o valor, mas o amor com que ele foi doado. E o que transforma o mundo, o que salva as crianças, não é necessariamente o dinheiro, mas o amor. O depósito é expressão concreta e necessária do nosso amor. Por isso, mesmo que seja pouco, deposite assim mesmo.

É muito importante que depois do depósito, seja enviado um email para as POMs com os dados do seu grupinho e destacando que refere-se ao cofrinho missionário, pois assim as POMs irá destinar esse dinheiro para projetos que "protegem a vida", tais como centros para crianças órfãs, casas de acolhida para crianças de rua ou assistência de saúde aos recém-nascidos, entre outros.

Então vamos lá, maõs a obra, vamos incentivar nossas crianças, e assim ajudar a outras que tanto precisam.
DE TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO,SEMPRE AMIGAS.....


Conta para Depósito - Pontifícias Obras Missionárias
Banco do Brasil, 
Agência 3413-4
Conta nº 200293-0

Escanei o comprovante de depósito.
Envie um email para cofrinhoiam@pom.org.br
Informe  de onde o seu grupo é e o valor depositado, por exemplo:
* IAM de Monte Aprazível,SP
* Capela Nossa Senhora Aparecida ( Paróquia Senhor Bom Jesus - Diocese de São José do Rio Preto)
* Depósito no valor de R$ 620,00 referente ao cofrinho missionário , para ajudar a salvar as crianças do mundo.
Não esqueça de anexar a figura do comprovante de depósito que foi escaneado.
Fonte: iamdemonteaprazivel.blogspot.com

Para colorir - Via Sacra

Fonte: blog.cancaonova.com/cantinho

quarta-feira, 21 de março de 2012

A Luz Divina


A luz clareia, não deixando que os objetos fiquem somente nas aparências, principalmente se for a luz divina. Ela tem poder de penetrar na profundidade dos seres, manifestando a grandeza de sua existência. Deus é luz, que se manifesta nos corações das pessoas.
A presença da luz de Deus cura cegueira, liberta o ser humano dos diversos tipos de opressão e ajuda na superação das dificuldades. O convite é para que deixemos as obras das trevas e descubramos a riqueza das obras da luz.
Podemos enumerar algumas de suas ações, que são fundamentais para uma vida feliz e saudável. Temos as atitudes de bondade, a prática da justiça e da verdade, a fraternidade no convívio e no relacionamento comunitário etc.
Quem vive na luz, vive iluminado e não tem nada a esconder ou de ficar envergonhado. É uma pessoa autêntica e transparente, digna de confiança e de respeito. A desonestidade não faz parte de suas atitudes.
Ter a luz divina é ser capaz de acolher a todos, sejam pobres ou não, de reconhecer o valor de cada pessoa, se de autoridade ou não, não se deixando conduzir pelas aparências. Significa reconhecer que os planos da história podem acontecer a partir das pessoas mais simples.
Seguir a luz divina é entrar no processo de conquista de liberdade e de vida autônoma. É ser conduzido por profundas convicções e agir com responsabilidade. É um caminho de descoberta do sentido profundo do amor.
Temos diante de nós um duplo caminho, o da luz e o das trevas. O primeiro se manifesta numa vida apoiada em Jesus Cristo. O das trevas se funda no egoísmo, na avareza, na fornicação e em muitas atitudes totalmente vergonhosas para o ser humano.
Ser da luz divina é ter capacidade de romper com as obras das trevas e de agir contra elas, construindo uma vida de luz. Deve corrigir os erros e fazer acontecer o bem para todos. Seguir Cristo é não compactuar com a maldade, a corrupção e a mentira.
Dom Paulo Mendes Peixoto - Bispo de São José do Rio Preto

 


Texto enviado por LAURA CHRISTINE DINIZ ORLANDIN
Cidade de RAFARD-SP
 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Via Sacra Missionária 2012 em Monte Aprazível



A Via Sacra é uma oração que nos lembra o caminho da dor e do sofrimento de JESUS, no percurso de sua Divina missão Redentora, quando de modo perfeito e heróico, demonstrou uma profunda obediência ao PAI ETERNO e um infinito Amor à humanidade de todas as gerações.
Rezar a Via Sacra é reviver na mente e no coração a grandeza do Amor de DEUS por todos nós.
Por isso que nós da IAM,capela Nossa Senhora Aparecida em Monte Aprazível, convidamos você e toda a sua família à participar conosco da 3ª VIA SACRA MISSIONÁRIA
Esta é mais uma atividade da IAM com o objetivo de juntar toda a comunidade, fomentando
o convívio e a oração entre todos, para que com o nosso coração aberto para a Fé, possamos entender melhor o amor de Jesus por cada um de nós.
ESPERAMOS POR VOCÊ, SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS

sexta-feira, 16 de março de 2012

A dor do Papa pela morte de 22 crianças Belgas



Pêsames no mundo inteiro pelos 28 mortos, entre os quais 22 crianças, no acidente com o ônibus no qual viajavam, ocorrido terça-feira, 13, à noite em um túnel, no sul da Suíça. Uma vigília de oração foi realizada ontem na catedral de Louvain, na Bélgica presidida pelo arcebispo de Malines-Bruxelas, dom André-Joseph Léonard acompanhado pelo Núncio Apostólico na Bélgica, dom Giacinto Berloco. Durante a vigília, foi lida a mensagem de pêsames de Bento XVI às famílias das vítimas e a todas as pessoas envolvidas na tragédia.

O papa reza pelas vítimas e se solidariza com as famílias atingidas pelo acidente de Sierre, cuja dinâmica ainda deve ser esclarecida: problema técnico, erro humano ou mal-estar do motorista. No entanto, certa é a agonia das famílias das 22 crianças que morreram. Uma dor que o bispo de Hasselt, Patrick Hoogmartens, assim expressou depois de encontrá-las:

“Foi um encontro sem muitas palavras, as pessoas choravam... Alguns deles me diziam: “Onde está Deus?”. Eu respondi que a minha certeza é que Deus está presente também neste momento nos seus corações. Espero que a fé possa ajudar os genitores, as famílias e também as duas escolas”.

O primeiro-ministro, Di Rupo decretou dia de luto nacional para recordar as vítimas. Quis, ainda, acompanhar pessoalmente até a Suíça as famílias das crianças envolvidas no acidente. Uma viagem angustiante – definiu o premier. Muitos pais não sabiam o que tinha ocorrido com seus filhos. Depois, à noite todos os feridos, três em estado grave, foram identificados.

Entretanto, o reconhecimento das vítimas será feito provavelmente nesta quinta-feira, antes do transferimento para a Bélgica. Um momento dramático, que as autoridades helvéticas adiaram o quanto possível, preparando os familiares com um grupo de psicólogos.

Alguns genitores, mais fortes, pediram para ver o lugar do acidente na autoestrada A9. Um momento para rezar e colocar no local algumas flores, que se somam a uma rosa branca que um automobilista tinha deixado dentro do túnel, no dia de ontem.
Fonte: Rádio Vaticano

quinta-feira, 8 de março de 2012

Para Colorir - Turminha do Idemundo

Turma do Idemundo


A Turma do Idemundo é formada por sete personagens que representam crianças de várias regiões do mundo.
Esses personagens da turma foram criados por Rosimar de Oliveira da Costa, que trabalha no Setor de Artes na Junta de Missões Mundiais pertencente a Igreja Batista.
Ele teve a brilhante idéia de fazer esses personagens para representar a diversidade cultural dos povos onde os batistas brasileiros mantêm trabalhos missionários.
Seus nomes foram escolhidos através de um concurso realizado em 1998, quando participaram crianças de todo o Brasil com idade entre 7 a 12 anos de idade


Quinzinho
 
  Representa todos os povos da Europa. O povo europeu se desenvolveu nas artes, nas idéias e nas ciências. Tanta riqueza cultural fez o povo se esquecer de Deus. Eles precisam conhecer Jesus nosso maravilhosos Salvador.

Pepe

Este personagem representa os povos das Américas. O Continente Americano está dividido em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul.


Zola


Ela representa os povos da África. A maioria dos missionários brasileiros que está no continente africano trabalha com obras sociais.

Missuki


Representa os povos da China, um grande país da Ásia. Para falar de Jesus na China, os brasileiros tiveram uma idéia: ensinar o futebol. Os chineses gostam muito do futebol brasileiro.


Jade


Representa a Índia e os povos da Ásia.



Salim


Samira  



Estes dois personagens representam os povos árabes e são de uma região da Ásia conhecida como Oriente Médio.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Missa de Implantação da IAM na paróquia Santa Edwiges - Rio Preto

Aconteceu no sábado,03/03 a missa de implantação da IAM na paróquia Santa Edwiges.
A comunidade motivada pelo amor a missão, compareceu  para louvar e agradecer a Deus por essa alegria de acolher essa obra pontifícia.
O Pe. Marcos Vinicius Cavallini , presidiu a celebração e parabenizou a equipe de catequistas que estão abraçando esta implantação e também a equipe diocesana por todo apoio dado.
Depois da celebração a paroquia recebeu todos os presentes para um delicioso café da manhã.
 O blog parabeniza ao Pe.Marcos Vinicius que está apoiando a IAM,aos catequistas e também a equipe diocesana por esse maravilhoso trabalho.















Dom Paulo é nomeado Arcebispo de Uberaba,MG




O Papa Bento XVI anunciou nesta quarta-feira, 07, a transferência do bispo da diocese de São José do Rio Preto, Dom Paulo Mendes Peixoto, 61. Ele assume agora a Arquidiocese de Uberaba, em Minas Gerais.
Dom Aloísio Roque Oppermann, 75, da Arquidiocese de Uberaba, fez o pedido de renúncia, segundo o cânon 401 § 1º, que prescreve o pedido da renúncia do bispo ao completar 75 anos, e foi acatado pelo Papa Bento XVI.
Dom Paulo foi o quarto bispo nomeado da Diocese de São José do Rio Preto, em 07 de Dezembro de 2005, ocupando o lugar de D. Orani João Tempesta que havia sido transferido para a Arquidiocese de Belém do Para.
Breve relato da Diocese de São José do Rio Preto e atuação de D. Paulo
A diocese de São José do Rio Preto tem aproximadamente um milhão de habitantes, com 98 paróquias, em 50 municípios.
Durante o seu governo, D. Paulo:
1. Fez 66 Visitas Pastorais, ficando em cada paróquia durante três dias;
2. Criou 12 paróquias e duas quase paróquias;
3. Foram realizadas 24.644 crismas;
4. Em 60 paróquias houve mudança de padre;
5. Fez 1450 programas catequéticos na rádio Interativa, 64 no Sistema Milícia da Imaculada, 322 programas na Rede Vida de Televisão;
6. Escreveu em torno de 615 artigos de jornal;
7. Ordenou 25 presbíteros e 17 diáconos permanentes;
8. Adquiriu e reformou o Seminário Propedêutico, reformou a Capela do Seminário Maior Diocesano e todo o seu segundo andar;
9. Criou o Sistema Integrado de Comunicação, instalou a rádio "Interativa", incentivou a instalação da rádio "Estação 104", reativou o "site" diocesano (
www.bispado.org.br) e o jornal "Diocese Hoje";
10. Incentivou a Cáritas Diocesana;
11. Instalação do Mosteiro da Ordem Santa Clara, em Jaci;
12. Reconhecimento e aprovação da Comunidade Vox Dei;
13. Ereção da Casa Religiosa "Pequenas Missionárias Eucarísticas";
14. Aprovação dos Estatutos da Associação "Amigos de São Bento";
15. Introduziu o Processo de criação da possível nova diocese de Votuporanga;
16. Fez parte do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã (IMBRAC), participando mensalmente das reuniões na sede da Rede Vida, em São Paulo.
Dados Pessoais de D.Paulo:
Nome:  Paulo Mendes Peixoto.
Pais: Aldir Peixoto e Maria Mendes Peixoto.
Nascimento: 25/02/1951, em Imbé de Minas, MG.
Leitorato: 19/03/1977.
Acolitato: 01/05/1977.
Diaconato: 26/11/1978.
Presbiterado: 08/12/1979.
Nomeado Bispo: 07/12/2005
Sagrado Bispo: 25/02/2006
Posse em Rio Preto: 25/03/2006


Fonte: Bispado de Rio Preto

terça-feira, 6 de março de 2012

Noticias Missionárias - África/Nigéria

 Cerca de 100 milhões de nigerianos vivem com menos de um dólar por dia


Continua a aumentar a pobreza na Nigéria, onde quase cem milhões de pessoas vivem com menos de um dólar (0,75 euro) por dia. Os nigerianos que vivem em condições de pobreza absoluta, ou seja, que satisfazem apenas as necessidades básicas de alimentação, vestuário e moradia aumentaram 60,9% em 2010, com relação aos 54,7% de 2004.

Não obstante a economia do país esteja crescendo, aumenta também a pobreza, apesar de o país ser o principal produtor de petróleo do continente. Na Nigéria, a corrupção é muito comum e os políticos, ao invés de se concentrar no desenvolvimento de infra-estruturas e na criação de empregos para a população, dedicaram-se durante décadas a arrecadar dinheiro das exportações de petróleo, vendendo mais de 2 milhões de barris por dia.

Embora esteja no sétimo lugar no mundo em reservas de gás, que poderiam gerar eletricidade suficiente para uma cidade europeia de médio porte, mais da metade de seus 160 milhões de habitantes vivem sem luz, e o restante depende dos caros geradores alimentados a diesel, produto controlado por um pequeno grupo de importadores. Segundo dados da Agência Nacional de Estatística, o nordeste e o noroeste do país são as regiões mais pobres, enquanto o sudoeste, onde se encontra Lagos, registra índices de pobreza mais baixos.

FONTE: Agência Fides - 29/2/2012

sexta-feira, 2 de março de 2012

Historinha Missionária - "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo."

 O dia estava ensolarado na África, continente belo e distante de nós, que se encontra do outro lado do Oceano Atlântico. Lugar de esplendida natureza, formada por selvas e muitos bosques.
Um garoto chamado Chako, estava voltando para a tribo onde morava por um estrito caminho do bosque. Enquanto caminhava, pensava em tudo que aprendera com a Missionária na pequena “Missão” onde recebera Jesus como seu Salvador.
Recordava que enquanto estavam sentados debaixo de uma árvore, a Missionária leu um trecho da Bíblia que dizia: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.  Chako ficou muito sério e sem palavras quando ouviu esta porção da Palavra de Deus.
_ O que esta acontecendo com você, Chako? Perguntou à missionária.
_ Mas … como posso amar a Mbula? Ele sempre debocha de mim, me bate, faz brincadeiras cruéis comigo. Quando o vejo, meu dia acaba, se não fosse crente pegaria uma foto dele e encheria de agulhas para acabar com ele. Não! Eu não posso amar a Mbula.
_ Filho… -disse a missionária, com uma doce voz- Agora você tem Jesus no coração, deve orar por Mbula, falar do amor de Jesus para ele e começar a amá-lo.
_ Eu vou tentar Missionária. Respondeu Chako, engolindo em seco.
Enquanto caminhava no estreito caminho do bosque, Chako pensava em tudo isso, quando de repente ouviu um estranho assobio que interrompeu seus pensamentos. O assobio vinha de uma árvore. Assustado, Chako pensou:
_ Que pássaro será esse?

Chako foi seguindo o assobio, foi chegando cuidadosamente perto de uma árvore… quando de repente CRASH! Alguma coisa se quebrou debaixo dos seus pés e BRUMMMM!!

Figura2 COLOR
Chako caiu numa cilada, era um buraco que chegava até o pescoço, cheio de lama e lixo podre. Estava coberto com galhas e folhas, era uma cilada bem planejada.
Hahahahahahah!! – se ouviam as fortes gargalhadas de Mbula, enquanto descia da árvore.
_ Você e um verdadeiro tolo, um burro! Eu não vou à escola dos estrangeiros, mas sou mais esperto que você! Seu tolo! Hahahaha!
Sujo, todo machucado, dolorido e muito furioso Chako saiu do buraco.
_ Ah, Senhor Jesus! Como posso amar aquele sem vergonha? Ajuda-me, por favor!
Chako orava silenciosamente, até que com paciência disse para Mbula:
_  Mbula, amanhã quero que você venha comigo para a Escola Cristã da Missão. Quero que você conheça um livro muito especial que fala de…
Dizendo isto, Mbula deu meia volta e saiu muito bravo porque Chako não brigou nem fez nenhum escândalo. Ele queria se divertir vendo Chako brigar, mas não conseguiu e foi embora chateado.

Chako tinha uma cabra que era o seu orgulho, se nome era Pana.
Pana dava um leitinho e queijos deliciosos para toda a família. Além disso, Pana era amiga de Chako, ele brincava muito com ela.
Um dia Pana desapareceu… Toda família começou procurá-la, mas não encontraram nem rastos dela. Chako estava desconsolado, saiu pelo bosque para dar a última volta em procura de Pana.
Chako gritava:
_ Pana! Cadê você amiga, Pana!
Mas nada. Porém quando retornava para casa ouviu um balido:
_ Baaa… baaaa!
Ouvindo esse balido, Chako começou a perseguir esse som, e para sua surpresa chegou à casa de Mbula e a cena que viu lá não foi nada agradável.
Para seu espanto, Mbula estava erguendo uma faca para matar Pana, sua querida e companheira cabra.

Figura3 color_ O que você esta fazendo? Vociferou Chako, enquanto pulava encima de Mbula com muita coragem para tirar dele a faca.
Mbula ficou parado sem saber o que fazer, diante dessa situação tão constrangedora.
Chako conseguiu resgatar Pana sua querida companheira.  Colocou-a em seus braços e saiu correndo em direção da sua casa orando em voz alta:
_ Oh, meu Senhor Jesus, eu não posso amar Mbula, me ajuda, por favor, Senhor! Toma conta desta situação para mim porque eu não consigo!






Figura4 colorNesse preciso momento Chako escutou um pranto as suas costas. Chako virou e olhou espantado, era Mbula que vinha após ele chorando desconsolado!
_O que aconteceu com você agora!  Perguntou Chako.
_ E que estou com muita fome! Meus pais me abandonaram há muito tempo e não tenho o que comer… por isso decidi matar Pana, eu queria comê-la, me perdoa…
O coração cristão de Chako ficou comovido:
_ Venha comigo Mbula! Na minha casa tem uma jantinha, vamos comer juntos!
_ E será que posso dormir com vocês?  Tenho medo da noite porque fico sozinho! Disse Mbula.
_ Com certeza, venha Mbula. Disse Chako.



E nessa noite, dentro de um lar cristão, tão diferente da sua casa, Mbula escutou por primeira vez a historia de um Deus que o amava. Ele não podia acreditar!
_ Ele me ama?
_ Sou um menino muito mau e estou cheio de maus espíritos, é impossível!
A família de Chako falou do amor incondicional de Jesus e Mbula recebeu Jesus no seu coração. Mbula pode sentir o amor de Jesus sendo derramado na sua vida. Então disse:
_Chako, algo muito bom está acontecendo comigo quero-te dizer que estou muito arrependido por tudo o que fiz com você.
Com lágrimas nos olhos disse:
_ Você me perdoa?
_ Sim, eu te perdôo em nome de Jesus!
Eles se deram um grande abraço, o milagre do grande amor de Deus tinha alcançado a Mbula.
Depois disso,  Mbula deitou e logo dormiu tranqüilo e contente.
Chako estava com o coração radiante de alegria e agradecido pelo milagre da restauração de Mbula, pelo amor que Deus havia derramado em seu coração por ele e pela vida dos Missionários, então se ajoelhou na beira de sua cama e orou:
_ Obrigado Jesus pelos missionários que nos ensinam o Verdadeiro Caminho, obrigado por me ajudar a amar a Mbula e por mudar o seu coração! Obrigado… eu te amo Jesus! Zzzzzzzzzzzzz.
Assim Chako dormiu com um coração grato e um grande sorriso no seu rosto. E a partir desse dia Chako ganhou um irmão e um grande amigo, Mbula!
 Figura 5 color